O PDT dá uma nova arrancada, a partir desta quarta-feira, para garantir mais visibilidade ao presidenciável Ciro Gomes. Os pedetistas, sob o comando do presidente nacional Carlos Lupi, se reúnem, a partir das 9:30, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, no primeiro encontro da sigla voltado ao fortalecimento da pré-candidatura de Ciro que, no cenário atual, aparece em terceiro lugar na preferência dos eleitores, bem distante do atual presidente Jair Bolsonaro e do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva. O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida no Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (15).
Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto
O PDT apresenta no encontro nacional os exemplos de gestões estaduais e municipais que o partido comandou nos últimos anos. Com o slogan o ‘’PDT sabe fazer’’, o partido quer levar à campanha presidencial o modelo administrativo que, tem, por exemplo, as gestões de Cid Gomes no Governo Estadual, do ex-prefeito Roberto Cláudio e do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto.
A disputa ao Governo do Estado passa, também, pela agenda dos pedetistas que começam o dia, antecedendo ao encontro nacional, com um café da manhã onde estarão presentes os dois pré-candidatos à sucessão estadual – a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito Roberto Cláudio. O PDT incluiu, ainda, como pré-candidatos o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho. Evandro já anunciou, porém, apoio a Izolda, enquanto Mauro trabalha para ser reeleito à Câmara.
GUERRA COM O PT
O encontro nacional do PDT em Fortaleza definirá o termômetro sobre a escolha do nome do partido ao Governo do Estado, embora a pauta tenha como prioridade a estratégia de fortalecimento da pré-candidatura de Ciro Gomes. O ambiente é de acirramento com setores do PT, mas sem rompimento, embora, entre alguns petistas, o fim da aliança poderia ser decretado e a sigla deveria lançar um nome próprio ao Palácio da Abolição.
O presidente nacional Carlos Lupi chega com a missão de abrir alas para deixar claro que o candidato no Ceará será o ex-prefeito Roberto Cláudio, nome preferido de Ciro e do prefeito José Sarto. A escolha desagrada o PT, mas, nos bastidores políticos, o descontentamento petista será superado sem traumas. O PT quer Izolda, mesma preferência adotada pelo MDB, que, sob a liderança do ex-senador Eunício Oliveira está engajado a pré-campanha do ex-presidente Lula.