O PDT anunciou, no início da tarde desta terça-feira (4), que apoiará o candidato à residência da República, Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições 2022.
O anúncio foi feito em live, nas redes sociais, pelo presidente da sigla, Carlos Lupi. Segundo ele, o Ciro Gomes, que ficou na quarta posição de votos no primeiro turno, decidiu endossar a decisão da sigla e também apoiar Lula. Durante sua campanha, Ciro fez fortes críticas ao petista. Contudo, no Governo Lula, o pedetista assumiu a pasta da Integração Nacional , entre 2003 e 2006.
A decisão do PDT foi tomada após uma reunião da Executiva Nacional, que foi realizada de forma semipresencial, com uma parcela do partido na sede nacional da sigla, em Brasília, e outra parte participando por videoconferência. Ciro foi um dos que não estiveram na capital federal.
OUTROS PARTIDOS
Ainda nesta terça-feira, o PSDB deve se reunir e anunciar quem apoiará. Contudo, grandes nomes da sigla já anunciaram apoio ao petista, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, seu ex ministro da Justiça, José Gregori e o senador cearense Tasso Jereissati. Tasso fiasse, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que “o seu posicionamento era pela democracia e, por isso, apoiaria Lula”.