O presidente interino do diretório estadual do PDT, senador Cid Gomes, convocou reunião para a tarde desta sexta-feira, 29, na sede do partido. Será o primeiro encontro depois da aprovação da carta de anuência para que o deputado estadual Evandro Leitão deixe a sigla, sem risco de perder o mandato. Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto.

Mas a pauta do debate entre os partidos ainda é um completo mistério, a exemplo do encontro que aprovou a desfiliação de Evandro Leitão, que acabou por gerar mais polêmica e divisão interna. Há expectativa de que seja colocada em votação a entrada formal do PDT no governo Elmano de Freitas. Na prártica, o PDT já integra o Governo, tendo inclusive o deputado Romeu Aldigueri como líder do governador Elmano na Assembleia Legislativa e o deputado Salmito Filho ocupando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará.

Desde as eleições de 2022, o PDT se mantém dividido entre uma ala governista e outra de oposição. Foi esta ala, por exemnplo, que recorreu à Justiça para questionar a carta de anuência dada a Evandro Leitão.Na última segunda-feira, a Executiva Nacional reforçou o veto à concessão da carta de anuência. O consenso entre os membros da Executiva é de que não pode haver concessão por parte de dirigentes estaduais e municipais, sem o consentimento prévio da Direção Nacional do partido, conforme previsto no Estatuto do PDT.

Enquanto isso, Evandro Leitão aguarda resultado de uma Ação de Justificação de Desfiliação Partidária, apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. A primeira audiência de instrução do processo está agendada para a próxima quarta-feira (4/10).

LEIA MAIS