PDT, Cidadania e PT exibem propaganda partidária nesta semana

Foto: TSE

Três legendas veiculam propaganda partidária nesta semana nas emissoras de rádio e televisão: o Cidadania, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT). As propagandas serão veiculadas entre 19h30 e 22h30. Confira o calendário da propaganda partidária do segundo semestre de 2025.

Pelo calendário, o PT veiculará três minutos de propaganda na semana, sendo um minuto na terça-feira (30), outro na quinta-feira (2) e mais um minuto no sábado (4). O Cidadania exibirá dois minutos e meio de programas na quinta-feira. Já o PDT veiculará meio minuto de programa no sábado.

Portaria TSE nº 183, de abril de 2025, estabelece a distribuição de tempo para a propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão para o segundo semestre. Conforme a portaria, no segundo semestre deste ano, o PT tem direito a 20 minutos, o PDT a dez minutos e o Cidadania a cinco minutos, respectivamente, de tempo de propaganda.

Regras de exibição

Segundo a Resolução TSE nº 23.679, de 2022, que regulamenta a propaganda partidária, as inserções das legendas devem ocorrer sempre às terças, às quintas e aos sábados, dentro do horário nobre, das 19h30 às 22h30. A entrega das mídias é de responsabilidade dos órgãos de direção partidária

Em anos não eleitorais, como 2025, a propaganda partidária pode ser veiculada ao longo de todo o período. Já em anos eleitorais, sua transmissão ocorre apenas no primeiro semestre.

Finalidade da propaganda partidária

A propaganda partidária tem como objetivos divulgar o programa do partido, apresentar suas atividades no Congresso Nacional e expor seu posicionamento sobre temas políticos e sociais. Além disso, pelo menos 30% do tempo total de cada legenda devem ser destinados à promoção da participação feminina na política.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral