A Executiva Municipal do PDT de Fortaleza, sob o comando do ex-prefeito Roberto Cláudio, anunciou, nesta quinta-feira (4), a realização de uma série de 12 encontros, denominados de Conferências Trabalhistas. Os pedetistas querem debater com as comunidades o presente e o futuro da Capital.

A agenda será cumprida ao longo do mês de maio e está sendo entendida como uma resposta ao movimento de petistas e pedetistas aliados ao Palácio da Abolição que estão abrigados no PDT e passaram a defender a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, à sucessão do prefeito José Sarto.

O PDT enfrenta um racha desde as eleições de 2022: de um lado, 10 dos 13 deputados estaduais integram a base de apoio ao Governo Elmano, enquanto três – Antonio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho, são aliados do ex-prefeito Roberto Cláudio e do prefeito José Sarto e seguem orientação do ex-presidenciável Ciro Gomes.

As divergências surgiram na disputa pelo Palácio da Abolição e, pelo atual cenário, irão se estender até a corrida pela Prefeitura em 2024. A candidatura de Evandro é estimulada por deputados petistas que o querem fora do PDT como caminho para viabilização do apoio do PT.

CALENDÁRIO DO PDT EM MAIO/2023 A ABRIL/2024

De acordo com a Executiva Municipal do PDT, o calendário dos 12 encontros regionais obedecerá à distribuição territorial de Fortaleza e será realizado entre os meses de maio de 2023 e abril de 2024. A série de encontros começa no próximo dia 27 de maio, mas ainda não há local definido.

A série de encontros municipais, segundo o presidente do PDT na Capital, Roberto Cláudio, vai permitir que “o partido possa ter uma maior comunicação das ações do PDT em Fortaleza, ouvir sugestões e ideias da própria comunidade, além de conectar o partido com as suas bases e com a comunidade de Fortaleza e ampliar o seu número de filiados partidários”.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do PDT de Fortaleza