Aliado do PT em Fortaleza, o PDT decidiu endurecer a postura interna e aprovou, nesta segunda-feira (19), a expulsão do vereador PP Cell por infidelidade partidária. A decisão foi tomada pela executiva municipal do partido e ainda será submetida à votação final do diretório, marcada para o dia 23 de fevereiro.
O processo de expulsão tem como base divergências recorrentes entre PP Cell e a orientação da bancada pedetista na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), especialmente em votações no Legislativo. Além disso, pesou contra o vereador o desalinhamento político em relação ao projeto do partido para as eleições de 2026, quando o PDT organiza suas candidaturas e PP Cell manifesta a intenção de disputar uma vaga de deputado federal fora da estratégia da sigla.
Atualmente, PP Cell é o único vereador do PDT na CMFor que se posiciona ao lado de grupos bolsonaristas, fazendo oposição direta ao prefeito Evandro Leitão (PT), postura considerada incompatível com a aliança política mantida pelo partido na capital cearense.
Com a expulsão em curso, a expectativa nos bastidores é de que o vereador deixe o PDT e migre para o Partido Liberal (PL). O vereador apoiou, em 2024, a reeleição do então prefeito José Sarto, que não conseguiu chegar ao segundo turno. PP Cell tem mantido diálogo com o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Ciro Gomes.
