A crise interna no PDT ganha mais um capítulo que marca o maior vexame da história do partido no Ceará e no Brasil. No centro da briga, como protagonistas em lados opostos, estão os irmãos Cid e Ciro Gomes.


Poucas horas após o Diretório Estadual conceder liberdade a 9 deputados estaduais e quatro deputados federais para deixarem a legenda sem prejuízos ao mandato, a Executiva Nacional anulou, por ato administrativo, as cartas de anuência antes mesmo de recorrer à Justiça para derrubá-las.


A disputa pelo comando do PDT no Ceará terá, ao longo desta quinta-feira (9), mais uma fase: a Executiva Nacional se reúne, em Brasília, para oficializar a intervenção no Diretório Estadual e afastar da presidência local o senador Cid Gomes. O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político com o jornalista Beto Almeida.


EFEITOS DA CARTA DE ANUÊNCIA


O documento legitima a quem o recebe brigar na Justiça para consolidar o processo de desfiliação. Essa ação é movida quando o partido briga para reconquistar o mandato do parlamentar que por diferentes razões não quer mais permanecer na agremiação pela qual foi eleito. É o caso, por exemplo, do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.


Evandro recebeu a carta de anuência assinada pelo presidente interino do partido, senador Cid Gomes, foi à Justiça e ganhou o direito de se desfiliar do PDT. A mesma estratégia – definida como manobra, foi adotada, nessa quarta-feira (8), pelo Diretório Estadual para permitir a saída de 9 deputados estaduais e quatro deputados federais.


Os pedetistas que são aliados ao Governo do Estado e, por essa razão, compõem a chamada dissidência do partido, não encontram mais ambiente na legenda, preparam o terreno para um novo rumo partidário e querem deixar, como herança, uma verdadeira terra arrasada no PDT do Ceará.


O grupo cirista, que, entre os seus integrantes, tem o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o deputado federal André Figueiredo e os deputados estaduais Antonio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho, assistem a debandada sem surpresa. Esse grupo quer o PDT apenas com os militantes comprometidos com a linha de oposição recomendada pelo ex-presidenciável Ciro Gomes.

LEIA MAIS