Mais de 2,4 milhões de solicitações foram aprovadas para fazer o Enem 2023 de graça. Os resultados dos pedidos de isenção do Enem 2023 estão disponíveis no site do exame. Concluintes do ensino médio em escola pública ainda podem pedir a isenção durante a inscrição, de 5 a 16 de junho.
Segundo o Governo Federal, a participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis: matriculados na 3ª série do ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos. Com o Enem, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.