A semana terá o primeiro balanço sobre os projetos enviados ao Governo Federal pelos Estados e Municípios para inclusão na primeira etapa do Novo PAC, que é o Programa de Aceleração do Crescimento. O prazo para apresentação dos pedidos de obras ficou encerrado nesse domingo, após ser prorrogado por 48 horas.

O governador Elmano de Freitas, logo no início do mês de outubro, orientou os Secretários Estaduais a se aprofundarem na elaboração de um conjunto de obras que sejam viáveis dentro das diretrizes do Novo PAC.

AGENDA NO JORNAL ALERTA GERAL

O repórter Ednardo Lemos, ao participar, nesta segunda-feira, do Jornal Alerta Geral, destaca o movimento dos Governadores e Prefeitos nas últimas horas que antecederam ao prazo final de apresentação dos projetos do Novo PAC.

Gerado pela FM 104.3 – Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão para mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora.

ESFORÇO E PROJETOS A SEREM VIALIZADOS

O esforço deu resultado porque, entre os estados da Região Nordeste, o Ceará pode ganhar destaque com a apresentação, de pelo menos, 15 projetos, que incluem duas grandes na Região Metropolitana de Fortaleza – linha leste do Metrô e a urbanização dos Rios Cocó e Maranguapinho.


O pacote de projetos enviados pelo Governo Elmano, com benefícios para vários municípios, tem, ainda, sistemas de abastecimento de água na zona rural, projetos de dessalinização de água, construção de escolas em tempo integral e Centros de Centros Culturais, implantação e ampliação da rede de esgotamento sanitário e construção de oficinas ortopédicas nas diferentes regiões de saúde do estado.


ANÁLISE DE PEDIDOS


A equipe técnica do Novo PAC designada para avaliar as propostas enviadas pelos Estados e Municípios deve apresentar, ao longo desta semana, detalhes sobre a demanda das obras encaminhadas ao Governo Federal. A expectativa entre representantes dos governos estaduais e municipais é que, neste mês de novembro, sejam anunciados os projetos aprovados.

LEIA MAIS