O advogado e pré-candidato à Câmara Municipal de Fortaleza, Pedro Gomes de Matos, deixou para o último dia a oficialização, em mensagem pelas redes sociais, o seu desligamento do PSDB. Pedro usou o grupo do qual participava com militantes e dirigentes do PSDB para explicar as razões que o levaram a trocar o ninho tucano pelo PROS. Após mandar a mensagem, decidiu se autoexcluir do grupo.

A informação sobre a desfiliação de Pedro foi antecipada há quase dois meses em uma reportagem do Ceará Agora. Os dirigentes regionais do PSDB, principalmente, o senador Tasso Jereissati, não foram comunicados, de forma prévia, sobre a saída de Pedro dos quadros da sigla. Pedro, porém, não escondia de ninguém que, com articulações do deputado federal Roberto Pessoa, estava fechado com o PROS que terá o deputado federal Capitão Wagner como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.

Pedro, em um dos trechos da mensagem para justificar a troca de partido, afirma que

“A dinâmica da política e a política, tão dinâmica, nos acenam que o tempo é de buscar outros espaços. A conjuntura, o momento político, as regras, as leis eleitorais, os quocientes, são boas razões racionais para embasar minha saída do PSDB – onde trilhamos ideias e ideais’’.


VEJA NOTA DE PEDRO MATOS SOBRE DESFILIAÇÃO DO PSDB

Hoje me dirijo a todas as pessoas, com as quais me relacionei durante quase dez anos, na minha trajetória de filiação e militância no PSDB do Ceará. Dos mais modestos servidores, às mais notáveis autoridades do país, – entre eles, aprendiz que sou, aprendi muito. Devo sim a essa convivência, a este Partido, ao Senador Tasso Jereissati, parte do que sou hoje e, tanto por isso, sou imensamente grato. Mas qual filho não foi um dia, depois de crescido, buscar outros mares e novos mundos de conhecimento? É chegada a minha hora. A dinâmica da política e a política, tão dinâmica, nos acenam que o tempo é de buscar outros espaços. A conjuntura, o momento político, as regras, as leis eleitorais, os quocientes, são boas razões racionais para embasar minha saída do PSDB – onde trilhamos ideias e ideais.
Agradeço ainda mais, aos que me ajudaram a conquistar 3765 na eleição de 2012 e 5765 votos na eleição de 2016 – o que me proporcionou a experiência de ser vereador, como suplente, durante 8 meses. Nesse rápido período eu tive a honra de ser líder do PSDB no Parlamento de Fortaleza, com determinação e muita garra.


Hoje, muito grato, sigo o meu propósito de atuar junto ao poder público, de ser incisivo no papel de defensor da cidade, do cidadão (ã); de elaborar boas leis e boa política por melhores cidades para vivermos. Sou sempre pré-candidato porque entendo que, é na política que vamos encontrar saída, para os becos sem saídas do Brasil, dos estados e dos municípios, para voltar a crescer.


A legenda que agora nos acolhe – PROS – também é do diálogo,
portanto, asseguro que nas batalhas comuns, nos projetos específicos e nos grandes temas estaremos sempre frente a frente – aliados ou divergentes – procurando soluções para as causas locais e nacionais, pautados pelo respeito e pela memória gentil. A todos e a todas o meu cordial agradecimento. Vou PROSseguir.

(*)com informação da A.I