Pelo segundo mês seguido, o Ceará foi o estado das regiões Norte e Nordeste que mais atraiu turistas internacionais em maio. Conforme dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Internacional de Fortaleza movimentou 32.409 passageiros, superando Salvador (24.958) e Recife (21.215).
De janeiro a maio, o crescimento no fluxo internacional é de 60,34%, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Enquanto passaram 99.270 passageiros em 2023, neste ano o número já supera os 159 mil turistas.
A tendência é que o crescimento de turistas continue. Em nível internacional, a Empresa Aérea Gol lançou o voo internacional Fortaleza-Orlando. A rota será operada por uma aeronave Boeing 737 MAX, com capacidade para 176 passageiros, em configuração internacional. O trecho dura cerca de oito horas e partiu da capital cearense por volta das 3h20, com previsão de chegada em Orlando às 10h45. No sentido contrário, o voo decola às 13h30 do destino internacional e pousa em Fortaleza às 22h20.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, fala que o novo voo é mais um fator para o Ceará esperar mais turistas de fora.
A secretária Yrwana Albuquerque destaca ainda que o Ceará segue na tendência de crescimento do turismo também recebendo visitantes brasileiros. As festas juninas em Fortaleza e no interior foram o atrativo.