Nas vésperas da Black Friday, os pequenos e médios empreendedores do varejo online do Ceará já observam um aumento nas vendas: o faturamento no mês de outubro chegou a R$18,5 milhões, representando um crescimento de 37% em comparação ao mesmo período do ano passado (R$13,5 milhões).
Foram vendidos cerca de 482 mil produtos (+ 25%) e o gasto médio chegou a R$ 320,70. Os dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
De acordo com Luiz Figueira, Diretor Geral de Plataforma na Nuvemshop, as PMEs do e-commerce criaram uma boa estratégia para se destacar em relação aos grandes varejistas: a antecipação.
“Os resultados das vendas de outubro mostram a relevância de maior preparação sobre as campanhas promocionais a fim de garantir o bom faturamento na data. Muitos lojistas adiantaram suas promoções e, inclusive, 22% destacam que programaram promoções para o mês todo de novembro, não apenas na semana ou no dia, segundo a pesquisa ‘Aquecimento Black Friday 2023’, realizada pela Nuvemshop”.
O estado ficou em quinto lugar no ranking do Brasil e registrou um crescimento acima da média nacional, que foi de 26%. Em todo o país, os pequenos e médios lojistas virtuais movimentaram cerca de R$301 milhões, vendendo 5 milhões de produtos no período.
Na análise foram consideradas as vendas realizadas no mês de outubro de 2022 e 2023 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.