Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para garantir o reabastecimento da sede do município de Jaguaruana, de suas comunidades, e das de Quixeré e de Russas, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com a Prefeitura de Jaguaruana, realizou o serviço de desobstrução do rio Jaguaribe, com a construção de um canal escavado no seu leito, visando facilitar o fluxo da água.

O serviço, que possibilitou que a água chegasse à captação da Cagece/Jaguaruana, foi executado do dia 11 a 31 de janeiro. As máquinas foram cedidas pela Prefeitura de Jaguaruana.

Outra ação fundamental para o avanço da água no rio Jaguaribe foi a intensificação da fiscalização para coibir usos irregulares que não se enquadram nas restrições de uso aprovadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Baixo e Médio Jaguaribe.

Essas medidas foram intensificadas no segundo semestre de 2016 pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SHR), com apoio da Cogerh e do Batalhão de Policiamento Ambiental, como forma de permitir a perenização do rio Jaguaribe, no mínimo, até o município de Jaguaruana. Desta forma, a partir de novembro/2016, a água começou a correr a jusante da barragem de Sucurujuba, município de Quixeré, em direção à Jaguaruana.

 

Fonte: Governo do Estado