Criminosos estão criando perfis falsos simulando suporte de atendimento ao cliente de empresas e supermercados nas redes sociais, para aplicarem golpes. Eles entram em contato com clientes que publicam reclamações sobre serviços na internet, especialmente para a entrega em casa de produtos essenciais.
Os bandidos pedem dados e orientam os consumidores a executar alguns procedimentos para a solução de suas queixas. O objetivo é a clonar os perfis do Whatsapp destes consumidores, para acessar seus dados ou extorquir os seus contatos.
Como se proteger
Em particular – Utilize canais oficiais de empresas para fazer reclamações, insistindo no contato de forma privada. Nunca troque mensagens com a empresa de forma que outros possam ler.
Autenticação – Ative a autenticação em dois fatores, disponível no próprio WhatsApp, para aumentar a segurança da conta.
Site falso – Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa, em poucos segundos, se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.
Soluções – Utilize soluções de segurança no celular que oferecem proteção contra clonagem no WhatsApp. O dfndr security, por exemplo, envia alertas de segurança para os usuários sempre que uma tentativa de clonagem é detectada.
(*)com informação do Jornal Extra