O governador Elmano de Freitas empossou, nesta segunda-feira (1º), 80 novos servidores para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A chegada dos profissionais representa um acréscimo de 14% no efetivo. São 12 médicos peritos legistas; cinco peritos legistas; 40 peritos criminais; 23 auxiliares de perícia. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Elmano de Freitas destacou a importância do reforço na Pefoce no combate à criminalidade. “É uma alegria dar posse a todos esses servidores. A chegada dos peritos e auxiliares de perícia é muito importante para a elucidação de diversos crimes. Um dos grandes desafios que temos é na elucidação, encontrar responsáveis. Só podemos fazer isso com inteligência e perícia técnica. Tenho certeza que isso vai ajudar bastante no combate à criminalidade”, disse.
Os servidores serão lotados e distribuídos na Capital e no Interior, nas quatro coordenadorias da Pefoce. O curso de formação dos empossados teve início em fevereiro deste ano, sendo encerrado no último mês de maio.
O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá ressaltou que o desafio na temática da segurança pública é significativo, mas a chegada de novos servidores é fundamental no combate à criminalidade. “O desafio contra a violência é algo permanente. O tempo todo temos que nos debruçar sobre o que está acontecendo, sempre fortalecendo o Sistema de Segurança e também o Sistema Judiciário. Temos trabalhado pela integração do sistema. O desafio é gigantesco e isso nos motiva cada vez mais. Em momento algum iremos recuar”, afirmou.