Os números da mais recente pesquisa do Instituto Genial/Quaest mostram que 55% dos brasileiros dizem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não merece ser reeleito em 2026. Apesar desse cenário, nenhum outro nome supera o petista em potencial de voto.
Os eleitores, de acordo com o Instituto Genial/Quaest podiam declarar intenção de voto em oito pessoas além de Lula. No total, 47% dizem que votariam para reeleger o petista daqui a dois anos, maior percentual entre todos os possíveis presidenciáveis. No entanto, a rejeição do presidente é alta : 49% não votariam nele em 2026.
A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 6 de maio, ouviu 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados, tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança é de 95%.
O levantamento aponta que, entre os nordestinos, o presidente Lula encontra apoio de 60% dos eleitores para um novo mandato, enquanto 38% se opõem à reeleição do líder petista. Depois de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge como o segundo nome que tem, numericamente, mais chances de angariar votos em 2026: 39% dos entrevistados votariam no ex-mandatário. Mas a parcela daqueles que não votariam é majoritária: 54%.