A primeira pesquisa sobre as intenções de votos na disputa pela Prefeitura de Caucaia, realizada após o início da campanha eleitoral, mostra que os eleitores querem gente nova no comando administrativo do Município.

Os números da AtlasIntel, publicados, nesta segunda-feira (19), pelo Jornal O POVO, apontam que, se o primeiro turno fosse, hoje, o candidato do PT, Waldemir Catanho, ficaria com 27,6% dos votos, empatado, numericamente, com o candidato do PL, Coronel Aginaldo (27,4%).

De acordo com a pesquisa, o ex-prefeito e candidato do PSD, Naumi Amorim, aparece em terceira posição, com 21,1%, seguido da deputada estadual e candidata do PSDB, Emília Pessoa, com 15,2% de apoio dos eleitores.

O levantamento mostra que, entre os entrevistados, 6,9% não souberam ou não quiseram responder, e 1,8% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

A pesquisa, registrada no TSE sob o protocolo CE-04346/2024, ouviu, entre os dias 13 e 18 de agosto, 810 eleitores, tem uma margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

GENTE NOVA, IDEAIS DIFERENTES

A corrida pela Prefeitura de Caucaia começou agora e terá um mês e meio de muita mobilização e, por essa razão, ainda é cedo para uma eventual leitura sobre a rejeição de lideranças políticas tradicionais.

Os números da pesquisa AtlasIntel deixam, porém, esse indicativo de que o novo está a caminho: de um lado, com o apoio do presidente Lula, do Governador Elmano de Freitas e do Ministro da Educação, Camilo Santana, está o candidato do PT, Waldemir Catanho.

Como principal adversário, mas, também, como novidade, está o coronel Aginaldo, do PL, que tem o apoio do ex-presidente Bolsonaro.

LIDERANÇAS TRADICIONAIS

Velhos conhecidos da política de Caucaia, com tradição no exercício de mandatos legislativos e no Executivo, estão o ex-prefeito e ex-deputado estadual Naumi Amorim (PSD) e a deputada estadual, ex-vereadora e ex-secretária de Educação do Município, Emília Pessoa.

Naumi atraiu de última hora o grupo do presidente da Câmara de Vereadores, Tanilo Menezes, MDB, que emplacou a filha como candidata a vice-prefeita. Tanilo foi aliado dos últimos seis prefeitos que comandaram o Município e se enquadra, também, no perfil de liderança tradicional.

Emília, que exerce o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, construiu uma aliança com o atual vice-prefeito Deuzinho Filho. Deuzinho rompeu com o prefeito Vitor Valim (PSB), tentou ser candidato a prefeito, perdeu força política, mas acabou emplacando a mãe, ex-vereadora Dona Flor, na vice da aliança União Brasil, PSDB, PDT. Emília tem, ainda, o apoio do ex-prefeito Zé Gerardo Arruda.