Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A pesquisa Ibope de boca de urna divulgada neste domingo (7) pela TV Globo aponta que o candidato Wilson Witzel disparou, registrando 39% das intenções de votos válidos. Em seguida surgem Eduardo Paes (MDB), com 21%, Tarcísio Motta (PSOL), com 15%, e Romário (Podemos), com 9%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 99%.

Paes e Tarcísio estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro –isso porque Paes pode ter entre 18% e 24%, e Tarcísio, de 12% e 18%.

O levantamento foi encomendado pelo Ibope. Foram ouvidos neste domingo 2.600 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral): RJ-04204/2018.

Veja a seguir as intenções de votos válidos de todos os candidatos:

Wilson Witzel (PSC): 39%
Eduardo Paes (DEM): 21%
Tarcísio Motta (PSOL): 15%
Romário (Podemos): 9%
Indio (PSD): 6%
Pedro Fernandes (PDT): 4%
Marcia Tiburi (PT): 4%
Marcelo Trindade (Novo): 1%
André Monteiro (PRTB): 0%
Dayse Oliveira (PSTU): 0%
Luiz Eugênio Honorato (PCO): 0%

Pesquisa Ibope divulgada ontem apontava para a realização de segundo turno entre Paes e Romário na disputa ao governo do Rio. Paes aparecia na frente da corrida eleitoral com 32% das intenções de votos válidos, seguido de Romário, com 20%. Nesse mesmo levantamento, Witzel marcava 12%.

O critério dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa obter no mínimo 50% mais um voto do total de votos válidos.

Após a divulgação da pesquisa de boca de urna do Ibope, Romário se disse surpreso com o quarto lugar na corrida. Ele atribuiu o resultado a um mau desempenho no último debate, realizado na TV Globo. “Eu acredito que a minha má atuação no debate último realmente tenha sido um fator importante para que eu tenha caído dentro dessa intenção de voto”, disse Romário.

Disputa ao Senado

O Ibope também questionou o eleitor sobre quem ele votaria para o Senado Federal. O resultado aponta eleição de Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e Cesar Maia (DEM). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Confira os números:

Flávio Bolsonaro (PSL): 38%
Cesar Maia (DEM): 18%

Com informações UOL