A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, nesta terça-feira (30), uma nova pesquisa sobre as intenções de votos que mostra uma diferença de 8,2 pontos entre o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Bolsonaro.
A pesquisa, realizada pelo Instituto MDA, entre 25 a 28 de agosto, revela que, se o primeiro turno fosse hoje, Lula teria 42,3% das intenções de votos e, em segundo lugar, Bolsonaro, com 34,1%. O pedetista o Ciro Gomes registra7,3%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB), 2,1%. Entre os entrevistados, 5% admitem votar em branco ou anular o voto, e outros 7% se dizem indecisos.
A pesquisa apresenta, além da tendência de votos na sucessão presidencial, a avaliação do governo, o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro, a opinião dos brasileiros sobre a fiscalização das urnas por militares, o estabelecimento de cotas de gênero e raça como forma de equilibrar as candidaturas, bem como percepção dos entrevistados sobre o pagamento do Auxílio Brasil. Os dados completos da pesquisa estão em www.cnt.org.br.
- Lula (PT) 42,3%
- Jair Bolsonaro (PL) 34,1%
- Ciro Gomes (PDT) 7,3%
- Simone Tebet (MDB) 2,1%
- Pablo Marçal (Pros) 0,4%
- Luiz Felipe D’Avila (Novo) 0,3%
- Roberto Jefferson (PTB) 0,2%
- Vera Lucia (PSTU) 0,1%
- Leonardo Péricles (UP) 0,1%
- José Maria Eymael (DC), – Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram
O Instituto ouviu 2.002 pessoas, de forma presencial, entre os dias 25 e 28 de agosto. A pesquisa, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00950/2022.
(*) Com informações da CNT.