A pouco mais de um ano para o primeiro turno da eleição de 2022, os números de uma pesquisa da Consultoria Quaest, publicados, nesta quarta-feira, mostram menos entusiasmo dos eleitores com a chamada terceira via na corrida pela Presidência da República. De acordo com o levantamento, caiu de 31% para 25% o contingente de eleitores que citam “nem Lula nem Bolsonaro” como preferência para 2022.


“A incapacidade política de articulação de uma terceira via está consolidando a polarização”, expõe o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, ao dizer, ainda, que, no atual cenário, ‘’ninguém tira voto de Lula nem de Bolsonaro’’. A declaração foi publicada pelo Jornal Valor Econômico.


A pesquisa realizada pela Quaest Consultoria foi encomendada pela Genial Investimentos, mostra que, se o primeiro turno da eleição foi hoje, o ex-presidente Lula receberia 47% dos votos, contra 26% de Bolsonaro, 9% de . Ciro Gomes (PDT), e 6% de João Doria (PSDB. Uma projeção para o segundo turno aponta Lula com 55% e Bolsonaro 30%. A pesquisa simulou, também, outros cenários dois cenários na corrida presidencial.


A Quaest ouviu 2.000 eleitores entre os dias 26 e 29 de agosto, o que resulta numa margem de erro de dois pontos. A metodologia de coleta foi de entrevistas face a face feitas em domicílios.


REJEIÇÃO


Os dados da pesquisa mostram, também, o quadro de rejeição dos nomes que surgem como pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Segundo os números do levantamento, o presidente Bolsonaro apresenta o mais alto índice de rejeição: 62% dizem que conhecem o presidente e não votariam nele.


Entre os eleitores, 40% dizem que o conhecem e não voltam no petista, Doria tem 57% de rejeição; Ciro, 53%; Datena, 46%; e Mandetta, 41%. Pacheco, Tebet e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), têm taxas menores que as de Lula nesse quesito. Mas todos são desconhecidos por 60% do eleitorado ou mais.

CENÁRIOS PARA 2022


CENÁRIO UM


Lula (PT) – 46%
Bolsonaro (Sem partido) – 26%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
João Doria (PSDB) – 6%
Rodrigo Pacheco (PSD)* – 1%
Ninguém – 7%
Indecisos – 5%


CENÁRIO DOIS


Lula – 47%
Bolsonaro – 26%
Ciro – 9%
Doria – 6%
Ninguém – 8%
Indecisos – 5%


CENÁRIO TRÊS


Lula – 46%
Bolsonaro – 26%
Ciro – 8%
Doria – 5%
Simone Tebet (MDB) – 2%
Ninguém – 8%
Indecisos – 5%


CENÁRIO QUATRO


Lula – 44%
Bolsonaro – 25%
Datena (PSL) – 7%
Ciro – 6%
Doria – 3%
Mandetta (DEM) – 2%
Simone Tebet – 1%
Ninguém – 6%
Indecisos – 5%