Os brasileiros foram firmes em condenar os ataques do último domingo em Brasília, que foram marcados pelo vandalismo e pela violência contra as sedes do Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. Os ataques partiram de simpatizantes do ex-presidente Bolsonaro. As ações foram deflagradas como jogo de pressão e tentativa de destruir a agenda política do Governo do presidente Lula que, em 2022, ganhou a eleição de forma legítima, com o apoio da maioria dos eleitores.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada, na noite dessa quarta-feira, 93% são contra os ataques, 3% disseram apoiar as duras manifestações, 2% se disseram indiferentes à depredação ocorrida no Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, enquanto 1% não quis ou não soube responder.


Segundo, ainda, o Datafolha, 96% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento dos ataques. Entre os entrevistados, 43% revelaram estar bem informados sobre os fatos, 41%, mais ou menos informados e 12%, com pouca informação. Um total de 4% das pessoas revelaram desconhecer o episódio.

Outro ponto da pesquisa: 46% dos brasileiros defendem que todos os envolvidos nos atos de violência contra à democracia e contra o patrimônio público devem estar presos, enquanto, para 15%, a maioria deveria ser presa; 26% acham que só alguns dos envolvidos deveriam ficar presas. Outros 9% dos entrevistados acham que ninguém deveria ser preso.

O Datafolha ouviu 1.214 pessoas, por telefone, com idade acima de 16 anos, na terça (10) e quarta (11). A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.