Os números da mais recente pesquisa do Instituto Datafolha sobre a avaliação do Governo Lula deixam preocupação entre coordenadores es estrategistas políticos da gestão petista.
Segundo a pesquisa, divulgada, nesta quinta-feira (21), o número de brasileiros que caracteriza o governo Lula como Ruim ou Péssimo aumentou em três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior e chega a 33%.
A pesquisa mostra, ainda, que o índice de aprovação do Governo, com conceito Bom ou Ótimo, caiu de 38% para 35%. A avaliação indica que a diferença de apenas 2% mostra que a quantidade de pessoas que aprovam e que desaprovam a gestão estão empatadas tecnicamente — se considerada a margem de erro de dois pontos percentuais.
De acordo, ainda, com o Instituto Datafolha, o percentual de entrevistados que considera o governo Regular se manteve em 30%. Segundo a pesquisa, 2% não quiseram ou não souberam responder.
Há, porém, nos números, um alento para as lideranças petistas: os 46% dos entrevistas consideram, conforme os números do Datafolha, que o presidente Lula deve fazer um governo ótimo ou bom, o que, nessa avaliação, significa um aumento de 3% em relação ao levantamento de dezembro.