Entre os 184 municípios cearenses, 20 se destacaram como aqueles que podem ser tidos como exemplo de gestão pública. O ranking foi elaborado com base no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), uma análise relativa dos municípios que aborda cinco dimensões: Gestão fiscal, Planejamento, Transparência, Resultado e Eficiência. Os municípios com melhores desempenhos são: Eusébio, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Jucás, Icapuí, Iracema, Itaitinga, Maracanaú, Russas, Guaramiranga, Caucaia, Sobral, Pacatuba, Quixerá, Pacajus, Cedro, Horizonte, Paracuru e Potiretama.
O estudo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, o Ipece.
Já os 20 menores municípios no índice são: Saboeiro, Abaiara, Penaforte, Jardim, Monsenhor Tabosa, Quiterianópolis, Mucambo, Arneiroz, Assaré, Caridade, Banabuiu, Senador Sá, Quixeló, Icó, Brejo Santo, São Luís do Curu, Tabuleiro do Norte, Moraújo, Carnaubal e Coreaú.
Com o ranking é possível analisar os municípios cearenses, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal. O estudo também apresenta a classificação dos dez maiores municípios do Estado segundo porte populacional que podem ser grande, médio e pequeno.
Para o diretor Geral do Ipece, professor João Mário Santos, o índice faz uma análise comparativa dos municípios cearenses visando avaliar o desempenho da gestão pública dos municípios.
O ICMG é útil para os gestores municipais por trazer informações que podem auxiliar a governança pública e para a sociedade, por disponibilizar dados sobre os municípios cearenses, contribuindo para uma maior integração entre o governo e a população, observa.