Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/

Uma pesquisa divulgada pelo site “Poder360”, na noite dessa quarta-feira, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence todos os candidatos em um eventual segundo turno. Os cenários de primeiro turno mostra uma polarização entre Lula e o presidente Bolsonaro, com o surgimento, porém, embora distante, de Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato que se filiou ao Podemos. Os números mostram que Moro pode se transformar na chamada terceira via da disputa presidencial.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos do site de notícias, entre os dias 22 de novembro e 24 de novembro, tem uma margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, ouviu, por telefone, 2.500 pessoas em 459 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada em parceria com o Grupo Bandeirantes.

Os levantamentos mostram que, se o primeiro turno das eleições fosse hoje, o Lula teria 34% da preferência do eleitor, vindo, em seguida, Bolsonaro, com 29%, Sérgio Moro (8%), Ciro Gomes (7%) e João Doria (5%). Moro, Ciro e Doria estão tecnicamente empatados na terceira posição.

Os cenários aparecem com dois nomes do PSDB porque o partido ainda não concluiu as prévias para definir qual candidato lançará nas eleições de 2022. Confira os diferentes cenários na disputa pelo Palácio do Planalto, de acordo com a pesquisa do PoderData.

Cenário – 1 – com João Doria, do PSDB
⦁ Lula (PT) – 34%
⦁ Bolsonaro (sem partido) – 29%
⦁ Sergio Moro (Podemos) – 8%
⦁ Ciro Gomes (PDT) – 7%
⦁ João Doria (PSDB) – 5%
⦁ Henrique Mandetta (DEM) – 3%
⦁ Alessandro VIeira (Cidadania) – 2%
⦁ Cabo Daciolo – 2%
⦁ Rodrigo Pacheco – 0%
⦁ Luiz Felipe D’Ávila (Novo) – 0%
⦁ Branco/nulo – 6%
⦁ Não sabem – 3%
Quando sai João Doria e entra, na simulação de segundo cenário, o tucano Eduardo Leite, Moro é ultrapassado por Ciro Gomes na terceira posição.
Cenário – 2 – com Eduardo Leite, do PSDB
⦁ Lula (PT) – 36%
⦁ Jair Bolsonaro (sem partido) – 27%
⦁ Ciro Gomes (PDT) – 9%
⦁ Sergio Moro (Podemos) – 8%
⦁ Eduardo Leite (PSDB) – 5%
⦁ Cabo Daciolo (Brasil 35) – 3%
⦁ Henrique Mandetta (DEM) – 2%
⦁ Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%
⦁ Luiz Felipe d’Ávila (Novo) – 0 %
⦁ Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
⦁ Branco/nulo – 7%
⦁ Não sabem – 1%

O levantamento também simulou eventual segundo turno entre os candidatos. Lula vence todos os rivais, mas a sua menor diferença ocorre contra o ex-juiz Sergio Moro. O PoderData não simulou a disputa Lula x Ciro Gomes.
⦁ Lula – 48%
⦁ Moro – 31%
⦁ Lula – 54%
⦁ Bolsonaro – 31%
⦁ Lula – 47%
⦁ Doria – 24%
⦁ Lula – 50%
⦁ Leite – 20%
⦁ Lula – 53%
⦁ Pacheco – 14%

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp