Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Pesquisa Ibope divulgada nessa terça-feira, 25, coloca o candidato do DEM ao Governo do Rio, Eduardo Paes, na liderança da disputa. Paes tem 24% das intenções de voto e é seguido pelos adversários Romário (Podemos) e Anthony Garotinho (PRP), ambos com 16%.

Garotinho se destaca na amostra porque, em comparação com o estudo anterior do Ibope, divulgado na semana passada, subiu quatro pontos percentuais – ele tinha 12%. Já Romário passou de 18% para 16%. Ambos seguem na briga para chegar ao segundo turno.

Com a oscilação negativa de Romário, Paes – que se manteve em 24% – passou a liderar a disputa de forma isolada, de acordo com os números do instituto. Na sequência, há um bloco de candidatos em situação de empate técnico. Índio da Costa (PSD) tem 6%; Tarcísio Motta (PSOL), 4%; Wilson Witzel (PSC), 4%; e Márcia Tiburi (PT), 3%.

Pedro Fernandes (PDT) e Marcelo Trindade (Novo) têm 2%; André Monteiro (PRTB) e Dayse Oliveira (PSTU) têm 1%. Brancos e nulos somam 17%, e os entrevistados que não sabem ou não responderam são 3%, de acordo com o estudo.

A igualdade ocorre porque a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope também mediu a rejeição aos postulantes ao governo fluminense. Garotinho foi o mais citado (50%), enquanto Paes anotou 27%. Romário tem 25% de rejeição e Índio, 17%.

Nas projeções para o 2º turno, Paes estaria em empate técnico com Romário (38% a 33%) e levaria a melhor no cenário com Garotinho (44% x 22%). Já na simulação entre Romário e Garotinho, o primeiro venceria por 39% a 26%.

O Ibope entrevistou 1.512 pessoas entre os dias 22 e 24 de setembro, e o nível de confiança estimado é de 95%. O estudo foi encomendado pela Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06646/2018. O investimento foi de R$ 115.445,98.

Pesquisa anterior

No estudo anterior do Ibope, divulgado na última quarta-feira, 19, Paes e Romário estavam em situação de empate técnico na dianteira da corrida pelo Palácio Guanabara. O primeiro tinha 24% das intenções de voto e o segundo, 18%. Garotinho, com 12%, aparecia na sequência.

O Ibope também questionou os eleitores acerca dos candidatos que eles não votariam de jeito algum. O campeão de rejeição, segundo a amostra da semana passada, era Garotinho (48%). Paes (31%), Romário (22%) e Índio (16%) vinham em seguida.

Com informações do Portal Uol Notícias