A nova pesquisa do IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), realizada em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), que foi divulgada, nesta terça-feira, mostra que, se o segundo turno fosse hoje, o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva teria 50% de apoio dos eleitores, contra 43% do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a pesquisa, os votos brancos e nulos somam 4% e 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Segundo, ainda, o IPESPE, se considerados apenas os votos válidos, quando são excluídos os brancos e os nulos, Lula fica com 54% das intenções de votos, contra 46% de Bolsonaro.
• A pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Lula tem 47% e Bolsonaro tem 42%. Os votos brancos e nulos somam 6%, e 5% não souberam ou não responderam.
Registrada no TSE com o número BR-01120/2022, a pesquisa do IPESPE ouviu 1.100 pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro, tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95,45%.