Nova pesquisa presidencial divulgada pelo Ipespe revela que o petista Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança na corrida eleitoral com larga vantagem: 43%. Em segundo, vem o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), com 26% das intenções de voto. Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), aparecem com 8% e 7%, respectivamente, das menções, configurando um empate técnico.

Logo atrás, vem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (PSDB), André Janones (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) estão com 1% das intenções. O nome de Alessandro Vieira (Cidadania) foi citado, mas não chegou a 1%.

A lista dos candidatos citados na pesquisa não conta com o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ao invés do presidente do Congresso Nacional, o instituto preferiu colocar o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O tucano pode ser o nome do PSD para a disputa para a presidência da República.

Metodologia

A pesquisa Ipespe foi realizada por telefone com 1.000 entrevistados entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.

A margem de erro máxima estipulada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05015/2022.