Uma nova pesquisa do Instituto Quaest, divulgada na noite desta quarta-feira (11), aponta que, se o primeiro turno da eleição fosse hoje, o candidato do União Brasil à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, ficaria com 24% das intenções de votos, vindo, em seguida, André Fernandes, do PL, com 21%; Evandro, 21%, e Sarto, com 18%. O candidato do Novo, Eduardo Girão, aparece com 2%.
Os dados da pesquisa mostram, ainda, que Técio Nunes (Psol) é citado por 1% dos eleitores, Chico Malta (PCB), George Lima (Solidariedade) e Zé Batista (PSTU) não foram citados. A pesquisa revela que 5% dos entrevistados votarão em branco ou anularão o voto, enquanto 8% não quiseram ou não souberam responder.
A pesquisa é a primeira sondagem realizada após o início da propaganda eleitoral pelo rádio e pela televisão, que começou no dia 30 de agosto e abriu espaços para os eleitores conhecerem melhor as propostas e os projetos dos candidatos que pretendem administrar a cidade a partir do dia primeiro de janeiro de 2025.
DADOS TÉCNICOS
A pesquisa do Instituto Quaest, contratada pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação, foi realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, ouviu 900 eleitores, tem uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos, apresenta um nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-05405/2024.
CENÁRIO ELEITORAL NA CAPITAL, DE ACORDO COM A QUAEST
- Capitão Wagner (União): 24%
- André Fernandes (PL): 21%
- Evandro Leitão (PT): 21%
- José Sarto (PDT): 18%
- Eduardo Girão (NOVO): 2%
- Técio Nunes (PSOL): 1%
- Chico Malta (PCB): 0%
- George Lima (Solidariedade): 0%
- Zé Batista (PSTU): 0%
- Não quiseram/não souberam responder: 8%
- Branco/Nulo: 5%
RESULTADO DA PRIMEIRA PESQUISA – DIA 28 DE AGOSTO
- Capitão Wagner (União): 31%;
- José Sarto (PDT): 22%;
- André Fernandes (PL): 14%
- Evandro Leitão (PT): 14%
- Eduardo Girão (NOVO): 3%
- Chico Malta (PCB): 1%
- Zé Batista (PSTU): 1%
- Técio Nunes (PSOL): 1%
- George Lima (Solidariedade): 0%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 9%