Mesmo com a acidez das críticas direcionadas ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, do PDT, deve apoiar, no segundo turno, o líder petista. Essa é a opinião externada por 48% dos brasileiros entrevistados na nova pesquisa Quaest contratada pelo banco Genial. Outros 20% dos simpatizantes de Ciro, defendem que o candidato apoie Bolsonaro, enquanto 25% consideram que o caminho do pedetista é a neutralidade.

Ciro tem sido um duro crítico dos Governos do PT e, também, da gestão Bolsonaro. As críticas mais pesadas têm como principal alvo o ex-presidente Lula e contribuiu para Ciro liderar o PDT para romper a aliança com o PT e mais 10 partidos no Ceará. No cenário nacional, d acordo com a pesquisa divulgada, nesta quarta-feira, Ciro Gomes aparece com 8% das intenções totais de voto no primeiro turno.

A pesquisa mostra que Lula lidera as intenções de votos com 44% do apoio dos eleitores, vindo, em seguida, Jair Bolsonaro, com 32%. Candidata da aliança MDB, PSDB, Cidadania, Simone Tebet é citada por 3% dos eleitores.

REGISTRO NO TSE

A empresa Quaest ouviu, de forma presencial, entre os dias 25 a 28 de agosto, 2.000 eleitores. A pesquisa, com registro no TSE sob o número BR-00585/2022, tem uma margem de erro de 2 pontos para mais ou menos e um intervalo de confiança de 95%.