O site de notícias Metrópoles antecipou, na noite dessa quarta-feira, os números da pesquisa encomendada pelo PDT para avaliar o desempenho dos pré-candidatos ao Governo do Estado. A pesquisa realizada pelo Instituto Quaest mostra que, se o primeiro turno da eleição fosse hoje, o Capitão Wagner (União Brasil) receberia 44% dos votos, vindo, em seguida, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que aparece com 40% de apoio dos eleitores. Um total de 3% dos entrevistados se diz indeciso, enquanto 12% dizem que irão anular o voto ou votar em branco.

CENÁRIO ENTRE WAGNER X IZOLDA

O PDT ainda não definiu o nome a ser lançado ao Governo do Estado e, na pesquisa, é traçado, também, cenários com os demais pré-candidatos. O segundo cenário revela que o Capitão Wagner sobe para 52%, enquanto Izolda surge com 30%, sendo que, nessa sondagem, 14% dos eleitores disseram que anularão o voto ou votarão em branco, e 4% se colocaram como indecisos.

CENÁRIO ENTRE WAGNER X EVANDRO LEITÃO

O terceiro cenário apresenta o Capitão Wagner, com 59%, ficando, em segundo lugar, o deputado estadual Evandro Leitão, com 17%. Os indecisos somam 5% e os eleitores que dizem votar em branco ou anulariam o voto, somam 19%.

CENÁRIO ENTRE WAGNER X MAURO FILHO
De olhos voltados à reeleição de deputado federal, Mauro Filho é citado, se candidato ao Governo do Estado, com 23% dos votos, enquanto o Capitão Wagner aparece como líder da pesquisa com 55%. esse cenário, são 4% de indecisos e 18% dos eleitores dizem que votarão em branco ou anularão o voto.

REGISTRO NO TSE E NO TRE-CE

O Instituto Quaest ouviu 1,5 mil pessoas, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa, com nível de confiança de 95%, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – CE-05334/2022, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – BR-07841/2022.

Os números serão usados para definir o nome do PDT ao Governo do Estado. A oficialização dos candidatos e alianças pode ser feita entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, quando os partidos devem realizar as convenções. O nome do PDT deve ser anunciado antes do dia 20.