Quatro candidatos à Prefeitura de Fortaleza se revezaram, ao longo dos últimos dois meses, entre o primeiro e o quarto lugar, na preferência dos eleitores. Dois estarão no segundo turno.
As pesquisas dão um retrato sobre a tendência dos votos, mas, ao longo deste domingo, os eleitores que se mantém indecisos podem mudar a rota da corrida pelo Poder Executivo. Há, porém, com base nas pesquisas, um indicativo: Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) no 2º turno.
Os candidatos do PL, André Fernandes, do PDT, José Sarto, do União Brasil, Capitão Wagner, e do PT, Evandro Leitão, despertaram a atenção dos eleitores e dominaram os debates e a quase totalidade do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
O tempo pode ter sido curto para um, pode ter sido na medida certa para outro, mas quem soube aproveitar melhor a transmissão da mensagem e de propostas atraiu a maior atenção do eleitorado que, nesse domingo, irá definir quais dois candidatos mereçam mais confiança para continuar na briga pelo comando político e administrativo de Fortaleza.
A campanha deixa lições – positivas e negativas: positivas do ponto de vista do enriquecimento do debate; e, no aspecto negativo, a troca de farpas que marcou, em alguns momentos, os debates e as caminhadas pelas ruas e avenidas da Capital.