Serviço realizado pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Proteção Animal, o Pet Ceará Móvel completou um mês de funcionamento nesta quarta-feira (5). Ao todo, o serviço ultrapassou os cinco mil procedimentos realizados no período. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas, por meio de seu bate papo semanal com a população nas redes sociais.

Elmano de Freitas destacou a importância de proporcionar esse tipo de serviço: “Nós temos uma Secretaria para algo que é muito sensível ao nosso povo. Estamos levando esse trabalho, principalmente, para a periferia de Fortaleza, pensando nas pessoas que não podem pagar por esses serviços. O relato que tenho é que as pessoas vem saindo muito satisfeitas e muito agradecidas por esses atendimentos”.

Após realizar procedimentos nos bairros João XXIII e Pan-Americano, o Pet Ceará Móvel agora irá atender as populações dos bairros Jardim das Oliveiras, a partir de sexta-feira (7), e Jangurussu com início no sábado (8). O serviço acontece de segunda a sábado, das 7 às 12h e das 13 às 16h, e aos domingos, das 7h às 12h.

“A Secretaria da Proteção Animal do Ceará foi criada para executar serviços, mas também é um ambiente de acolhimento. Sabemos a luta que é a causa animal, e sabemos exatamente como devemos agir. O Pet Ceará Móvel garante atenção veterinária gratuita e de qualidade, com consultas, castração e exames. Em um mês de funcionamento, mais de 5 mil procedimentos foram realizados nas unidades móveis. Até o fim do ano, o serviço estará rodando por todo o Ceará”, pontua o secretário da Proteção Animal, David Rattacaso.

A meta é, até o fim do ano, contar com nove unidades do Pet Ceará Móvel rodando por todo o estado.

Cada unidade fica duas semanas no mesmo local, de forma a assegurar a assistência dos animais castrados, que precisam tirar pontos e passar por revisão. Para agendar a castração, o tutor precisa apresentar documento oficial de identificação (RG e CPF) e comprovante de endereço. O processo cirúrgico não é realizado no dia do agendamento. Já para consultas, são distribuídas 40 senhas por dia, 20 de manhã e 20 de tarde, por ordem de chegada.