Nesta quinta-feira (12), o Governo do Ceará alcançou a marca de 10 mil castrações de cães e gatos realizadas gratuitamente por meio do Pet Ceará Móvel. A castração de número 10 mil ocorreu na Vila Peri, em Fortaleza, onde uma das unidades está instalada para atendimentos. A ação contou com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário da Proteção Animal (Sepa), David Rattacaso, entre outras autoridades.
Pet Ceará Móvel
Lançado em maio deste ano, o Pet Ceará Móvel, serviço veterinário coordenado pela Sepa, soma mais de 30 mil procedimentos realizados, incluindo as 10 mil castrações, 9 mil consultas e vacinação. Além disso, também foram distribuídas mais de 27 mil coleiras antiparasitárias.
O governador considera que a iniciativa tem sido exitosa para a garantia do bem-estar e proteção animal no Ceará. “É uma política pública assertiva que tem uma demanda enorme da sociedade. As pessoas criam seus gatos e cachorros com muito carinho, mas muitas não têm condição financeira para pagar consulta, castração ou outra cirurgia. O objetivo é que todos os municípios sejam contemplados com a política de Proteção Animal”, afirma Elmano de Freitas.
O Pet Ceará Móvel é um serviço itinerante e já passou por 25 bairros da Capital e 8 municípios do Interior. O equipamento também visitou dois abrigos de animais. Cada unidade fica duas semanas no mesmo local, de forma a assegurar a assistência dos animais castrados, que precisam tirar pontos e passar por revisão.
A previsão da Sepa é disponibilizar 9 unidades móveis simultaneamente em todo o estado, quando os equipamentos e serviços estiverem em plena execução.
Vet+Ceará
A população cearense também conta com o Vet+Ceará, que visa clínicas veterinárias aptas à prestação de serviços de atendimento e assistência veterinária a cães e gatos. O programa presta atendimento gratuito a tutores cearenses registrados no CadÚnico ou protetores cadastrados na Sepa.
Para ter acesso aos serviços é necessário cadastro prévio no site https://www.protecaoanimal.ce.gov.br/.