Um novo lote de vacinas contra Covid-19 chega ao Ceará nesta segunda-feira (30), de acordo com o Governador Camilo Santana. Ao todo serão 117.120 doses, sendo 75 mil vacinas da AstraZeneca, com previsão de chegada a Fortaleza às 17h; e mais 42.120 da Pfizer, com chegada às 21h55.
De acordo com o plano de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde, essas unidades serão aplicadas em pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante.
“Peço que todos os cearenses estejam atentos ao cadastro de vacinação na Secretaria da Saúde e às listas de agendamento em seus municípios. Completar o ciclo vacinal é fundamental para que não tenhamos novo avanço da Covid no estado”, escreveu Camilo Santana nas redes sociais.
Tem mais vacinas chegando: o Ceará vai receber três milhões de doses da vacina CoronaVac a partir do dia 1º de setembro. O estado será o primeiro a receber as vacinas diretamente do Instituto Butantan, fora do Plano Nacional de Imunização, após um contrato assinado com o Instituto no início de agosto.
Das 3 milhões de doses que o Ceará comprou diretamente, a maior parte, cerca de 2 milhões e 400 mil doses, serão encaminhadas aos municípios do interior, ficando apenas 600 mil na Capital.
Todo o estoque de imunizantes será utilizado para aplicação de 1ª e 2ª doses na população geral, de 18 a 59 anos de idade. A previsão anterior era de que as 3 milhões de doses chegassem ao Ceará no dia 25 de agosto, mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, o recebimento foi adiado para o mês seguinte, quando o Butantan deve concluir a entrega de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde.
Agora em setembro a terceira dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada e, no Ceará, quase 46 mil idosos devem receber o reforço.
+Veja mais