Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Procuradoria Geral de Justiça realiza solenidade de entrega da nova sede dos Centros de Apoio Operacional e dos Órgãos de Inteligência e Investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na próxima sexta-feira (12/05), às 16h. O prédio fica localizado na avenida Antônio Sales, 1740, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. O evento contará com a presença do governador do Estado, Camilo Santana, que será recepcionado pelo procurador-geral de Justiça, Plácido Rios.

“A reunião em um mesmo local de todos os órgãos de investigação e inteligência vem contribuir com a integração entre os mesmos e o compartilhamento de informações, que por sua vez vai facilitar o combate à criminalidade, seja organizada ou não”, destaca o promotor de Justiça Humberto Ibiapina, coordenador do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC) do MPCE.

“O novo prédio vem trazer dignidade aos membros do MP porque as instalações oferecem conforto e organização. A novidade resgata o espírito de confiança e traz ânimo. Além disso é uma inovação para a instituição ao colocar os órgãos de inteligência em um só local, o que vai facilitar bastante o intercâmbio de informações”, reforça a vice-procuradora-geral de Justiça, Vanja Fontenele, coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP).

“A grande vantagem dos CAOs estarem todos localizados em um prédio só é facilitar a articulação entre os diversos órgãos de assessoramento. O fato dos coordenadores estarem próximos uns aos outros, facilita a troca de informações e a adoção de estratégia comum de atuação. Outra vantagem é para o próprio promotor de Justiça que, em uma só visita, pode resolver uma série de questões”, destaca Ângela Carneiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível e do Consumidor (CAOCC).

Unidades lotadas no prédio novo

Centros de Apoio Operacional
Centro de Apoio Operacional Cível e do Consumidor (CAOCC).
Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CAOCRIM).
Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA).
Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP).
Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOPIJ).
Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMACE).
Centro de Apoio Operacional dos Registros Públicos, das Fundações e das Entidades de Interesse Social (CAOFURP).
Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAOPEL).

Órgãos de Inteligência e Investigação
Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP).
Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF).
Núcleo de Investigação Criminal (NUINC).

Com informação da A.I