Na semana em que é celebrado o “Dia das Crianças”, a Pinacoteca do Ceará realiza uma programação infantil especial, com atividades para bebês e crianças. Um Circuito Brincante com várias estações convida os pequenos a fazer arte e brincar no pátio do museu. Um ateliê voltado para bebês de 6 a 24 meses oferece experiências sensoriais importantes para seu desenvolvimento. As atividades infantis são intensificadas nesta semana, mas seguem durante todo o mês de outubro.

O equipamento, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, também dá continuidade às tradicionais atividades, como as visitas mediadas, os Percursos Entrelaçados e o Ateliê Criança Cria.

Na quinta-feira (10), o “Percurso + Ateliê: Desenhos caleidoscópicos” convida o público infantil a experimentar o desenho ao ar livre utilizando um caleidoscópio como dispositivo óptico. A atividade acontece das 16h às 18h, com 10 vagas disponibilizadas para crianças de todas as idades. Inspirado nas fotografias de Claudia Andujar, o grupo irá observar o mundo à volta, entre as edificações humanas e o mundo sensível das plantas. Nesse sentido, o caleidoscópio ajuda a perceber as imagens de outra forma, funcionando como um dispositivo de múltiplas imagens, como lentes sensíveis destes registros-desenhos.

No sábado (12), acontece o Jogo da Memória em Libras, que contará com um percurso na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, dialogando sobre os mundos envolvidos pela artista. Após a visita, as crianças irão até o Ateliê 3 utilizar o Jogo da Memória com o objetivo de ensinar e divertir ao mesmo tempo. Enquanto os pequenos se divertem buscando os pares, também serão integrados à Língua Brasileira de Sinais. A atividade acontece das 16h às 17h com 15 vagas disponibilizadas para crianças a partir de 12 anos.

Em um dia dedicado às diversas infâncias, a Pinacoteca do Ceará também realiza diferentes estações interativas repletas de brincadeiras e exploração no sábado (12). Todos aqueles que se interessarem poderão circular livremente entre diferentes circuitos lúdicos e brincantes, onde encontrarão atividades como amarelinha, criação de bolhas de sabão, gelo colorido, pintura de giz no chão, entre outras atividades. Cada estação será um convite para a imaginação e a diversão. Chamado de “Circuito Brincante”, a programação acontece de 16h às 18h, no pátio do museu.

O Ateliê para Bebês está de volta à Pinacoteca com uma nova edição. Destinado a ser mais do que apenas um espaço de arte, é um ambiente de descoberta e exploração para bebês de 6 a 24 meses. Este projeto reconhece a importância de estimular a criatividade e a sensibilidade desde a primeira infância, e busca proporcionar aos bebês o acesso às práticas artísticas experimentais, voltadas para as possibilidades sensoriais adequadas e pautadas nas suas fases de desenvolvimento. A atividade acontecerá no domingo (13), das 10h às 11h, no Ateliê 1 do equipamento. São disponibilizadas 15 vagas e as inscrições devem ser realizadas de 8 a 11 de outubro pelo formulário disponível AQUI.

Também no domingo (13), o “Ateliê Criança Cria: um museu na pontinha do dedo” irá promover um diálogo sobre o museu, curadoria e exposição para os pequenos. Haverá uma ligação entre o tempo que é gasto nas telas digitais em outras atividades. Assim, as crianças irão utilizar os celulares dos responsáveis para realizarem práticas artísticas, museológicas e curatoriais, para além das que já fazem cotidianamente. A atividade acontece de 15h às 16h para até 15 crianças acompanhadas.

Yoga, oficina e conversa de ateliê

O público é convidado para a atividade “Yoga ao pôr do sol” na quarta-feira (9), no pátio da Pinacoteca do Ceará, a partir das 17h30, com Ceci Shiki. Para participar, basta vir com uma roupa confortável e aproveitar a atividade, voltada para todas as idades. Serão disponibilizadas até 35 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada. A Pinacoteca oferece tapetes e materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.

Na sexta-feira (11), o museu recebe o artista visual e gráfico Samuel Tomé para a Conversa de Ateliê “Preciso me comunicar com você”. A atividade, que acontece das 14h às 18h no Ateliê 1, tem como ponto de partida a liberação de duas impressoras para uso público. Os participantes poderão imprimir trabalhos gráficos como zines, cartazes, lambe-lambes. O convite é lançado para artistas e público interessado em produzir materiais gráficos com a proposta inicial de levantar questões relativas à arte e circulação. O encontro acontece dentro da pesquisa “Papel aceita tudo”, desenvolvida pelo artista Samuel Tomé com acompanhamento e colaboração de Renata Felinto – durante a 2° edição do edital de Pesquisa e Criação da Pinacoteca do Ceará. As inscrições serão feitas por ordem de chegada, estando o público sujeito à capacidade do espaço.

A Conversa de Ateliê acontece concomitantemente com o segundo encontro da “Oficina Zine: Botar uma ideia no mundo”, que será realizada das 14h às 17h. No encontro anterior, os participantes acompanharam uma aula teórica sobre a história e montagem dos zines. Agora, irão realizar a impressão dos materiais produzidos.

Os visitantes também podem participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (11) e sábado (12) das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

Sobre a Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

Serviço:

Programação da Pinacoteca do Ceará – 9 a 13 de outubro

9 de outubro (quarta-feira)

17h30 às 18h30

Yoga ao pôr do sol
Método Sahaja Yoga, com Ceci Shiki
Loca: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

10 de outubro (quinta-feira)

16h às 18h
Percurso + Ateliê: Desenhos caleidoscópicos
Mediação: Amanda Oliveira e Beatriz Gurgel
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Para crianças de todas as idades
10 vagas por ordem de chegada

11 de outubro (sexta-feira)

14h às 18h
Conversa de Ateliê “Preciso me comunicar com você”
Com Samuel Tomé
Local: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

15h às 16h
Visitas mediadas
Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

12 de outubro (sábado)

15h às 16h
Visitas mediadas
Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

16h às 17h
Jogo da Memória em Libras
Mediação: Leo Thomaz
Loca: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
15 vagas | Para crianças a partir de 12 anos
Acessível em Libras

16h às 18h
Circuito Brincante
Mediação: Lígia Bessa e Juliana Ferreira
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

13 de outubro (domingo)

10h às 11h
Ateliê para Bebês
Mediação: Andrea Dalveroni e Beatriz Dantas
Local: Ateliê 1
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
15 vagas para bebês de seis a 24 meses acompanhadas
Inscrições de 08 a 11 de outubro pelo formulário https://forms.gle/dZvK4TgaGdDCTDFR9

15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Um museu na pontinha do dedo
Mediação: Wallison Azevedo
Local: Ateliê 1
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”:

“Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 25 de outubro de 2024

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h