O governador Camilo Santana se reuniu nesta segunda-feira (28), no Palácio da Abolição, com o capitão dos Portos do Ceará, Madson Cardoso, e integrantes do grupo de trabalho que têm acompanhado as ocorrências de óleo nas praias cearenses. No encontro, foram apresentadas ações que vêm sendo realizadas há algumas semanas e mais intervenções de prevenção, entre elas um plano de contenção contra o avanço da mancha de óleo. Na iniciativa ficou definido uma barreira para evitar que a substância atinja os rios Curu e Jaguaribe.
A execução do projeto deve ser iniciada nesta terça-feira (29). O objetivo é evitar que as manchas cheguem as água dos rios, usada na irrigação e no consumo, o que agravaria o desastre ambiental.
O Rio Curu abastece é responsável pelo abastecimento de seis cidades do Ceará: Paramoti, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, São Luís do Curu e São Gonçalo do Amarante. Já o Rio Jaguaribe abastece dezenas de municípios e é o mais extenso do estado, com 633 quilômetros de percurso.
As manchas de óleo que atingem o litoral nordestino continuam se espalhando nas praias cearenses. A Marinha confirmou a presença da substância na Praia das Três Bandeiras, na cidade de Barroquinha, neste domingo (27). Segundo a prefeitura do município, uma força-tarefa retirou cerca de 50 quilos da mancha nesta segunda-feira. Com isso, sobe para 27 o número de praias cearenses que sofreram com a sujeira de petróleo cru. Em todo Nordeste, mais de 220 localidades dos nove estados desde o início de setembro.
Praias atingidas no Ceará
- Barroquinha: Bitupitá, Praia das Três Bandeiras
- Jericoacoara: Praia da Malhada
- Paraipaba: Praia da Lagoinha
- Paracuru: Praia do Paracuru
- São Gonçalo do Amarante: Praia da Taíba
- Fortaleza: Praia do Futuro, Sabiaguaba e Cofeco
- Aquiraz: Praia da Prainha, Barro Preto
- Cascavel: Caponga
- Beberibe: Morro Branco, Barra de Sucatinga, Parajuru, Tabubinha e Praia das Fontes
- Fortim: Pontal de Maceió
- Aracati: Quixaba, Canoa Quebrada e Majorlândia
- Icapuí: Ponta Grossa, Melancias, Picos, Barreiras, Redonda e Peroba