Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As câmeras de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) auxiliaram na recuperação de dois veículos roubados na Capital cearense. As duas ações, que ocorreram de formas distintas, tiveram o auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), responsável por identificar os trajetos feitos pelos suspeitos após emissão de alerta de roubo ou furto do veículo na Ciops.

A primeira ostensiva ocorreu, na noite desse domingo (18), no Tabapuá, Área Integrada de Segurança 11, em Caucaia. Depois de serem informados acerca de um veículo, modelo Chevrolet Classic, cujos ocupantes estariam realizando assaltos, os operadores da Ciops repassaram os dados da ocorrência para os policiais militares que patrulhavam na região. A partir desse momento, equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) iniciaram as diligências e visualizaram o veículo. Os PMs se aproximaram e conseguiram abordar o automóvel, verificando que os sinais identificadores do veículo estavam alterados, e que o carro era roubado. João Victor Moreira da Silva (22) e Tales de Sousa Oliveira (22) foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Caucaia. A dupla foi autuada por receptação. Dois celulares e uma quantia em dinheiro foram apreendidos.

A segunda ação teve início, na madrugada dessa segunda-feira (19), no bairro Pici, em Fortaleza. Um veículo, modelo VW Gol, de cor preta, estava sendo utilizado em assaltos na Avenida Perimetral. Os militares foram comunicados pela equipe da Ciops e passaram a diligenciar com o apoio do Spia. Após alguns minutos, a equipe visualizou o carro, mas os suspeitos não obedeceram a voz de parada, fugindo pela contramão. Os policiais começaram uma perseguição, onde houve troca de tiros. Os ocupantes do automóvel abandonaram o carro no cruzamento das ruas Silva Bayma com Miramar da Ponte, no bairro Henrique Jorge. Os militares realizaram diligências, mas não localizaram os suspeitos. O carro, que continha 25 multas, estava em situação irregular e foi apresentado no 10º Distrito Policial.

Videomonitoramento

Com o término da interiorização do videomonitoramento da SSPDS, que englobou 42 cidades, mais de 700 câmeras estão em funcionamento em cidades do Interior com população acima de 50 mil habitantes em todas as regiões do Estado. Em Fortaleza, a ampliação do sistema está em andamento. A quinta maior cidade do Brasil terá mais de 2.500 câmeras em funcionamento nos principais bairros até o fim de 2018. Em 2015, o projeto de videomonitoramento em Fortaleza começou com apenas 164 câmeras na SSPDS. Com a chegada do reforço, o número de equipamentos saltará para mais de 15 vezes do número inicial, em quatro anos. Todas as imagens serão interligadas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), em Fortaleza.

Além dos equipamentos próprios da SSPDS, o sistema integra as imagens fornecidas pelas câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Prefeitura de Fortaleza e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estão espalhadas por vias de maior fluxo na cidade.

 

 

 

Com informação da SSPDS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp