O Governo do Ceará lança, nesta sexta-feira (8), mais uma ferramenta de comunicação voltada para o contato direto com a população. O podcast Cearenseando estreia com a proposta de levar sua “conversa proseada” de forma descontraída a um número cada vez maior de consumidores de conteúdo através dos principais tocadores de podcasts do mercado. Na pauta, temas exclusivamente produzidos para a mídia podcast e abordagens de fôlego, com entrevistas, reportagens especiais e bastidores dos grandes acontecimentos do Estado.
O Cearenseando é uma produção da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará, produzido por um coletivo de jornalistas de diversas secretarias do Estado. É a primeira iniciativa institucional do gênero entre governos nordestinos e a pioneira, em nível nacional, a ofertar conteúdo abertamente voltado para a população – sem focar, necessariamente, na imprensa. O programa vai ao ar, semanalmente, através de plataformas como Spotify, Deezer, Google Podcasts, entre outras, e pelo próprio site do Governo, através do endereço www.ceara.gov.br/cearenseando.
Um dos apresentadores do podcast, o jornalista Ciro Câmara, coordenador de Imprensa do Governo do Ceará, aponta o diferencial do Cearenseando num contexto de comunicação em que ganham força os conteúdos exclusivos e sob demanda.
No nosso caso, priorizamos a empatia através de um diálogo menos institucional e mais leve na abordagem de temas que tenham correlação com o cotidiano dos cearenses e, nos quais, as políticas estaduais sejam inseridas de forma transversal.
Segundo ele, alguns governos até utilizam a plataforma para disseminar áudios de eventos, coletivas de imprensa, mas sem produzir conteúdo diferenciado.
Os programas que o ouvinte vai encontrar no Cearenseando possuem um nível técnico e de debate diferenciados justamente por serem fora da curva institucional e pela qualidade dos profissionais envolvidos e seleção diversificada de temas e convidados, complementa Ciro, que apresenta os programas ao lado da jornalista Larissa Falcão.
Outras ferramentas
Para além do trabalho de assessorar os veículos de imprensa do Estado, com release e reportagens de texto, áudios e vídeos, o Governo do Ceará investe em ferramentas de contato direto com a população. O serviço de disparo de Whatsapp ultrapassou 1 milhão de envios, em outubro último. Já o Instagram oficial do Estado é o segundo com mais seguidores do Brasil. Nas próximos dias será lançada ainda a newsletter “Impacto!”, também com conteúdo exclusivo voltado diretamente para a população através de e-mail.