Os policiais civis investigavam o tráfico de drogas realizado no município de Maracanaú, na AIS 08, quando identificaram Mazola Pereira da Costa (46), vulgo “Magneto”, que já responde por crime ambiental, contra a administração pública, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, como o responsável pelo tráfico no bairro Cidade Nova. Com o aprofundamento das investigações, os policiais flagraram o momento em que Francisco Rafael Custodio (21), sem antecedentes criminais, pegou cerca de um quilo de droga na casa de “Magneto” e fez a entrega, no bairro Praia do Futuro, para Luiz Frutuoso Lima (64), que já responde por roubo, receptação, furto e tráfico de drogas. Rafael confessou que trabalhava para “Magneto”. Após o flagrante, os policiais entraram na residência de Mazola e lá encontraram mais drogas.
No total, foram apreendidos 49,5 quilos de maconha prensada, 360 gramas de crack, 74 gramas de cocaína, a quantia de R$ 1 mil – que estava com Luiz Frutoso e seria o pagamento pela droga entregue por Rafael -, dois celulares, uma balança de precisão, além de uma caminhonete L200 de placas HWM 9887.
Já na última quarta-feira (29), os policiais abordaram Neilton Silva Figueredo (27), sem antecedentes criminais. O homem faria uma entrega de drogas no bairro São João do Tauape (AIS 03). Ele foi abordado na Avenida Pontes Vieira em um veículo Logan de placas PXY 8631 de Belo Horizonte. Dentro do veículo, os policiais encontraram 13,2 quilos de maconha prensados. O homem não quis informar quem receberia a droga.
Envolvido em latrocínio de PM é capturado
No último dia 27, os policiais civis investigavam o trafico de drogas no bairro Vila Manoel Sátiro e identificaram Arimatea Soares Duarte (29) como o responsável pelo tráfico na Travessa Rosângela. Quando o homem foi localizado, os policiais o abordaram e ele tentou fugir, porém foi contido. Na casa dele, foram apreendidos 420 gramas de maconha, 90 comprimidos psicotrópicos – sendo 60 do tipo artane e 30 rivotril – além de dois celulares, uma balança de precisão, um documento falso e material para embalar droga. Quando foi abordado, o homem forneceu uma carteira nacional de habilitação (CNH) falsa.
Arimatea, que já responde seis procedimentos policiais por roubo, dano, associação criminosa e latrocínio, era foragido do sistema penitenciário do Estado. Ele é um dos envolvidos no latrocínio do cabo da PM, José Marques. Assassinado após tentar intervir em um assalto em uma casa lotérica, situada na Av. Lineu Machado, no bairro João XXIII, na tarde do dia 14 de novembro de 2015. De acordo com as investigações, três assaltantes armados entraram na lotérica e um quarto ficou dando apoio. Os homens renderam as pessoas que estavam no local e subtraíram dinheiro e celular. O policial tentou evitar o assalto, mas foi atingido por disparo de arma de fogo. Ele ainda foi socorrido, porém não resistiu ao ferimento. Os outros participantes do crime também já tinham sido identificados e capturados.
Todos os presos foram conduzidos à sede da DCTD, onde foram autuados em flagrante por seus respectivos crimes. Sendo Mazola Pereira da Costa, Francisco Rafael Custodio e Luiz Frutuoso Lima autuados por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Neilton Silva Figueredo também autuado por tráfico e Arimatea Soares Duarte autuado por tráfico de drogas e uso de documento falso.
Fonte: SSPDS