Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de drogas (DCTD), nessa segunda-feira (13), resultou na prisão de um inglês responsável por uma plantação de maconha, tipo skunk (denominação usada, no Brasil, para se referir a maconha de melhor qualidade), em uma casa na praia do Cumbuco, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 07 (AIS 07) do Estado.  No local, a Polícia localizou mais de 20 m² de cultivo da droga.

David Jordon Robinson Shields (37), mais conhecido como “Professor”, mora no Brasil há cerca de nove anos e é proprietário e instrutor de uma empresa de kitesurf. Ele estava sendo investigado pela Polícia Civil, há cerca de um ano, pelo tráfico de drogas. Conforme as investigações, o homem é apontado como distribuidor de maconha, tipo skunk, nos municípios de Caucaia e Fortaleza. “Nossas investigações apontaram que existia um homem conhecido como “Professor”, que seria responsável por distribuir essa droga em Caucaia e Fortaleza. Descobrimos ainda que ele era bem conceituado entre os compradores por ter muita habilidade com a terra. Era ele quem fazia todo o processo: escolhia as sementes, adubava, plantava, colhia, colocava pra secar e preparava a droga para a venda. Cortando e colocando na geladeira o skunk. A droga tinha a qualidade do professor”, revelou a delegada Patrícia Bezerra, diretora da DCTD.

Os policiais chegaram até a residência de David, localizada na avenida das Dunas do Cumbuco, e o abordaram quando ele saia de casa com dois cães de grande porte. No momento da abordagem, o suspeito soltou os cães contra os policiais civis e tentou se evadir, correndo para o interior da casa, porém os cães permaneceram imóveis, ao passo que os policiais civis alcançaram o suspeito antes que ele adentrasse a casa.  No local, foram apreendidos 80 pés de skunk, oito mil sementes da planta prontas para plantio, 1,2 quilo da droga embalada e pronta para comercialização, uma balança de precisão e dois aparelhos celulares. No terreno, os policiais encontraram, além dos 20 m² de plantio já para colheita, cerca de 80 m² prontos para iniciar nova plantação.

David, que está no Brasil há nove anos e possui visto permanente, tentou enganar os policiais afirmando que não falava ou entendia a língua portuguesa, porém a farsa foi descoberta e ele passou a colaborar com os policiais. O homem foi levado para a sede da DCTD, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Fonte: SSPDS