No fim da tarde desta quinta-feira, 03/10, a Polícia Federal apreendeu R$ 133.000,00 em espécie durante abordagem em Fortaleza. A ação foi desencadeada após diligências que estão sendo realizadas neste período eleitoral para reprimir e prevenir o transporte irregular de valores.
Abordagem
Durante a abordagem em face de dois indivíduos, os agentes localizaram certa quantidade de dinheiro em espécie, sem aparente origem lícita naquele momento. O montante estava em posse dos suspeitos, que foram conduzidos à Superintendência da PF em Fortaleza para prestar esclarecimentos. A origem e o destino dos valores serão investigados pela Polícia Federal, que vai instaurar inquérito policial para apurar possíveis crimes relacionados, como lavagem de dinheiro ou outras atividades ilícitas.
Os responsáveis poderão ser indiciados por crimes financeiros, e, se condenados, podem enfrentar penas de até 10 anos de reclusão. Cabe ressaltar ainda que a omissão de declaração em documento público ou particular para fins eleitorais, conhecida como “Caixa 2 eleitoral”, é crime sujeito a pena de até 5 anos de reclusão e multa.
(*)com informação da PF