Ações ostensivas e investigativas, com suporte de tecnologias, resultaram no aumento de 24,8% nas capturas realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará por furto e receptação de fios furtados em Fortaleza. O dado corresponde ao período entre janeiro e agosto de 2024, quando 237 pessoas foram capturadas na Capital.

No mesmo período, no ano passado, 191 capturas tinham sido feitas pelas Forças de Segurança do Estado. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).

O aumento nas capturas também foi registrado no Estado. Com 312 prisões e apreensões entre janeiro e agosto de 2024, o Ceará teve aumento de 7,96% nestas ações, quando se compara com o mesmo período em 2023, quando 289 capturas tinham sido feitas.

As capturas contam com o suporte de tecnologias da SSPDS, como o Sistema Agilis, que auxilia nas ações policiais por meio de inteligência artificial aliada às câmeras de videomonitoramento, e o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, que atua no acompanhamento em tempo real das ocorrências.

Agosto

Os aumentos em Fortaleza e no Ceará também aconteceram no mês de agosto de 2024. Na Capital, o aumento de capturas ficou em 5,71%, com 37 prisões e apreensões no oitavo mês do ano, em comparação com o mesmo mês, em 2023, quando 35 capturas foram realizadas. Já em todo o Estado, o aumento ficou em 5%, com 42 capturas em agosto deste ano, contra 40 prisões e apreensões no mesmo período, em 2023.

Ações permanentes

Os trabalhos para coibir os furtos e receptações de fios são permanentes em todo o Ceará. Além do trabalho ostensivo, realizado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), são realizadas investigações e operações pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com a finalidade de verificar a prática de receptação em sucatas e cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

Já em setembro de 2024, a PCCE flagrou um homem de 56 anos escalando um poste e em posse de um saco com 200 m de fiação, no bairro Coaçu (AIS 3), em Fortaleza. A equipe do 13º Distrito Policial (13º DP) o colocou à disposição da Justiça. Em outra ação, a PMCE prendeu dois homens e uma mulher com cerca de 20 metros de fios de cobre para internet. As capturas aconteceram no bairro Bela Vista (AIS 6), em Fortaleza.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.