O Governo do Ceará liberou mais de R$ 150 mil do Fundo de Defesa Social do Estado do Ceará (FDS) para a compra de próteses destinadas a quatro policiais que perderam algum membro ou parte dele. Os agentes beneficiados sofreram lesões permanentes dentro e fora de serviço.

Um dos policiais que receberá o recurso é o soldado Márcio Douglas Melo Mota, do Comando Tático Rural (Cotar), que perdeu a perna em decorrência de lesões à bala sofridas em um confronto com criminosos no dia 14 de agosto, na cidade de Boa Viagem.

Familiares e amigos do soldado haviam realizado uma campanha nas redes sociais para tentar pagar a prótese. Agora, Márcio Douglas receberá uma prótese para perna, que será paga com o dinheiro liberado pelo FDS.

O soldado Francisco Marcondes Vidal também receberá uma prótese transfemural, que custa pouco mais de R$ 23,5 mil. Ele já fez 14 cirurgias e passou a precisar do equipamento no ano de 2006, quando teve que amputar parte da perna em decorrência de um tumor cancerígeno no fêmur. A lesão surgiu em 1998 e só foi sanada com a extração do membro.

Além da aquisição de próteses, o FDS vai permitir a compra de equipamentos para policiais que sofreram outros tipos de lesões.