As forças estaduais e federais de segurança intensificaram, nos últimos dias de campanha e, especialmente, neste domingo (6), ações voltadas a inibir atos de violência, combater a compra de votos e neutralizar a circulação de dinheiro em espécie.
As ações policiais nas últimas horas, realizadas com o Ministério Público Eleitoral, foram marcadas pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com crime eleitoral, principalmente, compra de votos, distribuição de combustíveis, o que pode caracterizar como abuso do poder econômico.
INQUÉRITOS E PUNIÇÃO
Os inquéritos abertos apuram a origem e o destino do dinheiro. O combate à corrupção é uma das principais agendas da Polícia Federal que, nesta semana, ampliará a apuração de denúncias, com presença ainda mais intensa em cidades do Interior do Estado e da Região Metropolitana de Fortaleza.
Casos comprovados de compra de votos podem implicar eleitorais tanto eleitores quanto candidatos, gerando punições e até mesmo a impugnação de candidaturas, cassação de mandatos e suspensão de direitos políticos.