As forças estaduais militares do todo o Brasil desencadeiam, hoje (20), a primeira operação nacional que une todas as Polícias Militares do país. Denominada Operação Tiradentes, a ação inicia simultaneamente em todos os Estados Federados às 14 horas e tem o período de duração de 24 horas, encerrando no dia 21 de abril, data alusiva ao patrono da nação e das PMs brasileiras, Tiradentes.
Alinhada à operação nacional, a Polícia Militar do Ceará elaborou um plano específico para a ação no Estado, adicionando 346 policiais militares de todas as especializadas. A Operação irá iniciar no Quartel do Comando Geral, quando reunirá a tropa. Depois, as tropas serão divididas em locais com maior incidência de crimes.
“Temos orgulho de mostrar que a Polícia Militar do Ceará faz parte dessa ação nacional. Essa é a primeira de muitas que virão e ficarão na história do Brasil”, afirma o coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana.
A Operação Tiradentes é resultado da primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG – PM/CBM), ocorrida no período de 04 a 07 de abril de 2017, que aconteceu no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram alinhadas estratégias de ação e, unida às peculiaridades de cada região, os comandantes das Instituições Militares concordaram em somar esforços em razão de um único objetivo: a população brasileira.
“A operação recebe esse nome, alinhado com os propósitos de nossa nação, porque visa contribuir, de forma significativa, para o exercício do papel primordial do Estado, que é a promoção da segurança, condição essencial para a vida em sociedade”, explica o presidente do CNCG-PM/CBM, Coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira.