Policlínicas Estaduais ampliam em quase 40% a quantidade de mamografias no mês de outubro

Foto: Thiago Freitas

As 22 Policlínicas Estaduais da Secretaria da Saúde do Ceará realizaram 17.424 mamografias somente no mês de outubro deste ano, segundo dados encaminhados pelos próprios equipamentos e que serão inseridos no Sistema Integrado de Gestão em Saúde , conforme os fluxos. Esse número representa um aumento de 39,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram feitos 12.503 exames, registro que já consta no Siges.

O número reflete a relevância da campanha permanente “De outubro a outubro rosa”, desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Ceará em parceria com a Secretaria das Mulheres, que realiza ações educativas, de sensibilização e de fortalecimento do cuidado e prevenção do câncer de mama, com ampliação do acesso ao exame de mamografia. Embora a iniciativa aconteça ao longo de todo o ano, o mês de outubro concentra um conjunto maior de mobilizações.

Atualmente, o Ceará possui 22 policlínicas regionais, atendendo a 180 dos 184 municípios distribuídas pelas cinco regiões de saúde (SR Fortaleza, SR Norte, SR Sertão Central, SR Litoral Leste/ Jaguaribe e SR Sul), fortalecendo a interiorização do cuidado e a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Os equipamentos estão localizados em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Russas, Tauá, Tianguá e Sobral.

Informações – Casa Civil