A pesquisa do IPEC, divulgada, na noite desta quinta-feira, mostra que o ex-governador Camilo Santana lidera a corrida ao Senado com o apoio de 71% dos cearenses. Como segunda colocada, aparece Kamila Cardoso (Avante) com 6%, Erika Amorim (PSD-PDT), 3%, e Carlos Silva (PSTU), com 2%. O IPEC aponta que 10% dos entrevistados disseram que anulariam o voto ou votariam em branco e outros 8% não souberam responder.

Os números foram apurados poucos  dias após iniciado o horário da propaganda pelo rádio e pela televisão e mostram que a boa avaliação dos dois mandatos de Camilo Santana como governador se converte em apoio eleitoral. Camilo deixou o cargo no início do mês de abril para concorrer ao Senado e, hoje, pelas informações de bastidores, recebe apoio de mais de 170 dos 184 prefeitos do Ceará.

CAMILO COM LULA E ELMANO

Camilo estruturou o palanque do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva no Ceará e, na disputa ao Governo do Estado, apostou  na candidatura a governador de Elmano de Freitas. Os aliados consideram que a boa performance de Camilo como candidato ao Senado irá alavancar o nome de Elmano a caminho do 2º turno.  

Com o apoio do Capitão Wagner (União Brasil) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa um novo mandato, a candidata Kamila Cardoso (Avante) aparece com apenas 6% das intenções de votos. Lançada pelo PSD e PDT, Erika Amorim, com 3%, recebe o apoio do candidato Roberto Cláudio e do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Erika, que declinou da reeleição à Assembleia Legislativa, é uma aposta do candidato a vice-governador Domingos Filho (PSD) para ajudar a candidatura de Roberto Cláudio na cidade de Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Estado.

REGISTRO NA JUSTIÇA ELEITORAL

O IPEC ouviu, entre os dias 29 e 31 de agosto, 1.200 pessoas, em 56 cidades do Ceará. A pesquisa, registrada Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (CE-08708/2022)  e no Tribunal Superior Eleitoral (BR-05276/2022) tem um nível de confiança de 95%.