Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Internet do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará conta agora com um importante recurso de acessibilidade. Desde o início de fevereiro, os portais da Justiça Eleitoral passaram a contar com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A solução de acessibilidade chamada de Rybená, adquirida pelo TSE, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros.

As informações contidas nos portais da Justiça Eleitoral (TSE e TREs) serão apresentadas por uma personagem virtual.

Rybená

A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

A Solução Rybená WEB é composta por dois softwares: o Player Rybená, que é capaz de converter qualquer página da internet em HTML ou texto escrito em português, para Libras, e o Rybená Voz, que permite que pessoas com baixa visão ou analfabetos funcionais acessem o conteúdo de sítios na internet pela transformação de textos HTML em voz humana sintetizada.

Para acionar o recurso, o usuário deve clicar sobre o botão “mãos” (no caso de Libras) ou no botão “rosto” (voz) na margem direita da página, selecionar o texto que deseja traduzir e aguardar a tradução.