Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O mês de abril registrou o movimento de embarque de 135 pás eólicas no Porto do Pecém, cerca de 40% a mais que no mesmo período de 2016. As pás têm como destino o mercado interno (cabotagem) e externo. Nesta semana, por exemplo, foi concluída a operação de embarque de 24 pás, cada uma medindo 62 metros, com destino ao Porto de Rio Grande (RS). Os equipamentos vão compor o Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar. A movimentação desse tipo de carga vem crescendo desde 2012 no pecém e hoje se caracteriza como uma das principais produtos escoados pelo terminal marítimo. Os principais destinos das pás eólicas produzidas no Ceará são os mercados da Alemanha, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

ENDIVIDADOS I

Em Fortaleza, 67,4% dos consumidores possuem algum tipo de dívida em maio, conforme a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pela Fecomércio mensalmente. Segundo a pesquisa, o índice veio 0,7 ponto percentual acima do indicador do último mês de abril (66,7%), mas levemente inferior ao índice de maio do ano passado (67,9%), indicando estabilidade.

ENDIVIDADOS II

Ainda de acordo com a pesquisa, a proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve aumento de 0,2 ponto percentual, passando de 22,1%, em abril, para 22,3% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (24,4% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (25,3%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (24,4%).

AEROPORTO

O resultado do leilão do Aeroporto de Fortaleza, arrematado pela alemã Fraport, será homologado na próxima terça-feira (30) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O contrato de concessão do Aeroporto será assinado no dia 28 de julho.

TRANSPOSIÇÃO

Nesta sexta-feira, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa, está programada reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que fiscaliza as obras do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. As obras do Canal Norte, que trará as águas do rio para o Ceará e o Rio Grande do Norte, seguem paralisadas há um ano.

EM ALTA

O número de microempreendedores individuais (MEI) aumentou 13,6% entre 2015 e 2016 na região Nordeste. Segundo o Etene/BNB, são 1,24 milhão de pessoas cadastradas no Portal do Microempreendedor, configurando-se na segunda maior participação no País.
ZPE CEARÁ

A ZPE Ceará deve movimentar, este ano, 8,5 milhões de toneladas de carga, pelos controles de exportações. E ainda existe a possiblidade desse número ser ampliado para 11 milhões de toneladas. Isso é possível devido ao controle de mercadorias que adentram à ZPE.